Fundo CFAC - Colecção de fotografia Armindo Cardoso

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

5663 negativos; 35mm; p&b.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1943 –)

História biográfica

História custodial e arquivística

A colecção foi constituída no período em que Armindo Cardoso exerceu as funções de fotógrafo da CGTP-IN (1975-1979).

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Colecção adquirida, por compra, ao fotógrafo Armindo Cardoso, a 10 de Dezembro de 2010.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A colecção é composta por reportagens fotográficas, da autoria de Armindo Cardoso, de algumas actividades realizadas pela CGTP-IN e pelas estruturas sindicais associadas.
No âmbito da CGTP-IN, destacam-se as seguintes reportagens:
– 1.º Congresso da CGTP-IN, realizado entre 25 e 27 de Julho de 1975, na Fundação Calouste Gulbenkian;
– 2.º Congresso da CGTP-IN, o Congresso de Todos os Sindicatos (27 a 30 de Janeiro de 1977), incluindo os trabalhos preparatórios;
– visitas de delegações estrangeiras à CGTP-IN;
– Conferência Sindical Nacional sobre os Problemas da Mulher Trabalhadora, realizada entre 4 e 5 de Novembro de 1978, na Voz do Operário, Lisboa;
– encontros e conferências sobre a Reforma Agrária;
– Encontro Nacional sobre Problemas da Emigração, realizado em Coimbra, a 14 de Agosto de 1976;
– plenários de sindicatos;
– primeiros de Maio em várias localidades;
– manifestações;
– greves;
– conferências de imprensa;
– outras actividades.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma da unidade de descrição

• português

Escrita da unidade de descrição

Notas ao idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso – Locais

Pontos de acesso - Tipologias documentais

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estado

Revisto

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Criado em: 2012-09-19.
Revisto em: 2013-08-29; 2018-03-14; 2019-06-03; 2021-11-16; 2022-07-12.

Idioma(s)

Escrita(s)

Fontes

CARTAXO, José Ernesto – ''CGTP-IN: 40 Anos de Luta com os Trabalhadores (1970-2010)''. Lisboa: CGTP-IN, 2011.

Zona da incorporação

Géneros relacionados