Subfundo STE - Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos (STE)

Zone d'identification

Cote

PT / CGTPIN / CENASTE / STE

Titre

Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos (STE)

Date(s)

  • 1924-12-21 - 2015-03-20 (Création/Production)

Niveau de description

Subfundo

Étendue matérielle et support

236 maços, 123 livros; papel.

Zone du contexte

Nom du producteur

(1938 – 2017-05-15)

Notice biographique

Histoire archivistique

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Colecção adquirida, por doação, ao Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA), a 26 de Outubro de 2017, e ao Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos (STE), em Setembro de 2015, ou seja, antes da sua fusão com o Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual (CENA), que ocorreu a 2017-05-15.

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

O Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos teve origem na remota Associação de Classe dos Artistas Dramáticos, projecto este levado a cabo pelo pioneiro actor António Pinheiro. A Associação foi criada por alvará de 21 de Maio de 1908, com sede em Lisboa, e publicado no “Diário do Governo”, n.º 200, a 7 de Setembro de 1908.
A sua primeira designação foi Sindicato Nacional dos Artistas Teatrais, criado em 1938, por alvará de 30 de Julho, e publicado no “Boletim do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência”, n.º 14, ano V, 1938-07-30. Tomaram posse, a 6 de Setembro de 1938, os seguintes membros da Comissão Administrativa do Sindicato Nacional dos Artistas Teatrais: Samuel Diniz (presidente), Abílio Alves (tesoureiro), Álvaro de Almeida, Augusto Soares (secretários) e Gil Ferreira.
Os seus Estatutos foram alterados a 20 de Maio de 1942 e a 7 de Julho de 1969, com nova redacção ao n.º 2 do art.º 15.º. São publicados a 2 de Setembro de 1975 os Estatutos do Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos. É uma associação sindical constituída pelos trabalhadores nacionais e estrangeiros nele filiados que exercem a sua actividade profissional nos sectores de animação cultural, artes plásticas, técnicos de espectáculos, artes de representar, bailado, circo, teatro, teatro lírico e variedades.
Com sede em Lisboa, na rua da Fé, 2.º, cabe ao sindicato emitir a carteira profissional a todos os associados, nacionais e estrangeiros, que a requeiram. A mesma tem de ser revalidada anualmente.
O Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos é filiado, a nível nacional, na CGTP-IN (26 de Julho de 1975, por deliberação tomada na Assembleia Geral) e, internacionalmente, é membro de pleno direito da Federação Internacional de Actores (FIA).
O sector dos espectáculos teve a sua representação através da federação de sindicatos, a saber: o Sindicato dos Trabalhadores do Espectáculo (STE); o Sindicato da Actividade Cinematográfica, Televisão e Vídeo (SACTV); o Sindicato dos Músicos. Os Estatutos da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores do Sector de Espectáculos foram publicados no “Boletim do Trabalho e Emprego”, 1.ª Série, n.º 24, de 29 de Junho de 1981, pp. 1649-1653.
Através de carta remetida ao Ministério do Trabalho a 27 de Junho de 1978, o Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos dá conta da formação de um sindicato paralelo no sector dos espectáculos com a designação de “Sindicato de Artes e Espectáculos – (SIARTE), fragilizando a sua existência e dividindo os seus profissionais/associados.
Ao longo da sua existência, o sindicato desenvolveu várias iniciativas de divulgação e promoção da sua actividade, nomeadamente o 1.º Congresso dos Sindicatos dos Trabalhadores do Sector de Espectáculos – F. E., realizado em Lisboa, na Faculdade de Letras (1980-04-03/04); “A Festa do Espectáculo” (comemoração dos seus aniversários) e o Dia Mundial do Teatro (27 de Março), entre outras.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Conditions de reproduction

Langue des documents

  • portugais

Écriture des documents

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Note

Subfundo descrito com o apoio do Programa Operacional para a Inclusão Social e o Emprego (POISE – 01 – 3726 – FSE – 000014): Melhorar a Capacitação Institucional dos Parceiros Sociais com Assento na Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS).

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Révisé

Niveau de détail

Moyen

Dates de production, de révision, de suppression

Criado em: 2017-10-31; 2020-03-11; 2020-03-17.
Revisto em: 2021-04-14; 2021-11-16; 2022-02-08; 2022-02-23.

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

DIAS, Maria Eduarda de Oliveira – “O Associativismo e as Condições Laborais dos Actores na Primeira República”. Dissertação orientada pela Prof. Doutora Ana Paula Laborinho e apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Estudos de Teatro, 2012.

PORTELA, Augusto Pereira – “O Estatuto Profissional do Artista. Regime Laboral e de Segurança Social”. Fundação DGA, 2018. Disponível em_ http://www.fundacaogda.pt/pt/formacao-e-desenvolvimento/edicoes/ estatuto-profissional-do-artista.

SANTOS, Susana Isabel Pinto Ferreira dos – “O Enquadramento Jurídico-Laboral dos Profissionais de Espectáculos. Algumas Reflexões”. Dissertação apresentada na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, com vista à obtenção do grau de Mestre em Direito, 2004.

Zone des entrées