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Acta n.º 10 da 10.ª reunião do Conselho Nacional

A reunião realizou-se na sede da CGTP-IN, em Lisboa, tendo como ordem de trabalhos:

  1. expediente:

    • justificação de ausência;
    • actas números 8 e 9 das reuniões do Conselho Nacional.
  2. preparação dos trabalhos do Plenário.

  3. situação político-sindical:
    a) objectivos imediatos de luta;
    b) jornada de luta pela redução do horário de trabalho, a realizar na última semana de Junho;
    c) 20.º aniversário da CGTP-IN.

  4. projecto de regulamento da I Conferência Nacional de Reformados da CGTP-IN.

  5. regulamentação do ponto 3.7. do fundo para acções de massas (FAM).

A acta contém oito documentos anexos:
1 – o registo de presenças na reunião [pp. 315-316];
2 – a convocatória para a reunião, datada de 1990-05-08, com adenda datada de 1990-05-16 [p. 317-318];
3 – 25 Argumentos pela Semana Máxima de 40 Horas [pp. 319-322];
4 – proposta de alteração ao regulamento da I Conferência Nacional de Reformados [pp. 323-325];
5 – proposta de Vieira Mendes sobre o ponto 4 da ordem de trabalhos [p. 326];
6 – Projecto de Regulamento da I Conferência Nacional de Reformados da CGTP-IN [pp. 327-334];
7 – Proposta de Regulamentação do Ponto 3.7. do Regulamento do FAM [pp. 335-336];

  • [documentos de apoio assinados por Manuel Carvalho da Silva [?] sobre a construção europeia – união política, a União Económica e Monetária, a coesão económica e social e o espaço social europeu. Documentos datados de 15 e 16 de Maio de 1990] [pp. 337-341].

Acta n.º 13 da 13.ª reunião do Conselho Nacional da CGTP-IN

A reunião realizou-se na sede da CGTP-IN, em Lisboa, tendo como ordem de trabalhos: . 1. expediente:. a) aprovação da acta n.º 10;. 2. situação político-sindical:. a) tarefas sindicais imediatas;. b) segurança social;. c) política de saúde;. d) lançamento da campanha para a efectivação dos direitos;. 3. proposta de orçamento e plano geral de actividades para 2002.. . A acta contém vinte documentos anexos: . 1 - o registo de presenças na reunião [p. 029-030];. 2 - a convocatória para a reunião, datada de 2001-11-28 [p. 031];. 3 - adenda à convocatória, datada de 2001-11-29 [p. 032];. 4 - [justificação de ausência de Ana Rita Carvalhais] [p. 033];. 5 - [justificação de ausência de António José Macedo] [p. 034];. 6 - [justificação de ausência de Armando Branquinho Pinto] [p. 035];. 7 - [justificação de ausência de Conceição Rodrigues] [p. 036];. 8 - [justificação de ausência de Diogo Serra] [p. 037];. 9 - [justificação de ausência de Jorge Pinto] [p. 038]; . 10 - [justificação de ausência de José Maria Alves Ferreira] [p. 039];. 11 - [justificação de ausência de José Rumaneiro] [p. 040];. 12 - [justificação de ausência de Manuel Graça] [p. 041];. 13 - [justificação de ausência de Manuel Mendes Pereira] [p. 042];. 14 - [justificação de ausência de José Manuel da Mota Dias] [p. 043];. 15 - Plano geral de actividades para 2002 [p. 044-051];. 16 - Adenda ao plano geral de actividades 2002 [p. 052];. 17 - Campanha para a efectivação dos direitos - 2002: conhecer e divulgar os direitos, intervir e lutar para a sua efectivação: plano de trabalho [p. 053-058];. 18 - Proposta de orçamento para o ano 2002 [p. 059-069];. 19 - Actualização periódica de pensões (Portaria 1323-B/2001, de 30 de Novembro) [p. 070-073];. 20 - [comunicado à Comunicação Social n.º 42, datado de 2001-12-14, intitulado: ''Acidentes de trabalho continuam: responsáveis terão que ser condenados''] [p. 074].

Acta n.º 14 da 13.ª reunião do Conselho Nacional

A reunião realizou-se na sede da CGTP-IN, em Lisboa, presidida por Manuel Freitas, na primeira parte, e por Emídio Martins, na segunda, tendo como ordem de trabalhos:

  1. expediente;

  2. situação político-sindical;

  3. informações.

A acta contém seis documentos anexos:
1 – o registo de presenças na reunião [pp. 026-028];
2 – a convocatória para a reunião, datada de 1988-02-09 [p. 029];
3 – "Resolução Político-Sindical" [pp. 030-035];
4 – "Apreciação Preliminar sobre a 3.ª Versão do ''Pacote Laboral" [pp. 036-040];
5 – "Reforçar a CGTP-IN: Aliar à Intensificação da Luta o Trabalho Permanente de Organização Sindical" [pp. 041-042];
6 – saudação aos trabalhadores da LUSA [p. 043].

Acta n.º 7 da 7.ª reunião do Conselho Nacional da CGTP-IN

A reunião realizou-se na sede da CGTP-IN, em Lisboa, tendo como ordem de trabalhos:

  1. expediente:
    a) aprovação da acta n.º 6.

  2. situação político-sindical:
    a) acção sindical e perspectivas da luta reivindicativa;
    b) comemorações do 20.º aniversário do 25 de Abril e 1.º de Maio;
    c) actividade internacional.

  3. organização interna da CGTP-IN:
    a) deliberar sobre a proposta de composição da comissão nacional de mulheres;
    b) deliberar sobre a criação e composição da comissão específica permanente das relações internacionais;
    c) deliberar sobre a constituição e o regulamento da coordenadora sindical CGTP-IN/Açores.

  4. proposta do relatório e contas de 1993.

  5. informações diversas:
    a) Associação Bento de Jesus Caraça e Instituto 1.º de Maio;
    b) Euresa;
    c) instalações da sede da CGTP-IN.

A acta contém onze documentos anexos:
1 – o registo de presenças na reunião [pp. 118-119];
2 – a convocatória para a reunião, datada de 1994-02-04 [p. 120];
3 – Ao Conselho Fiscalizador: assunto: Reunião do Conselho Nacional da CGTP-IN [p. 121];
4 – proposta: composição da Comissão Nacional de mulheres [pp. 122-123];
5 – projecto de regulamento de funcionamento da comissão nacional de mulheres da CGTP-IN [pp. 124-126];
6 – [proposta de criação da comissão específica permanente de relações internacionais e da respectiva composição] [p. 127];
7 – 1.º projecto: regulamento da CGTP-IN/Açores – coordenadora sindical [pp. 128-132];
[8 – CGTP – Intersindical Nacional: relatório e contas de 1993] [pp. 133-140];
8 [9] – intervenção do coordenador da CGTP-IN: manifestação nacional da CGTP-IN: Lisboa, 26.02.94 [pp. 141-145];
[10 – reuniões descentralizadas do Conselho Nacional] [pp. 146-157];
[11– justificações de ausência] [pp. 158-162].

Acta n.º 8 da 8.ª reunião do Conselho Nacional da CGTP-IN

A reunião realizou-se na sede da CGTP-IN, em Lisboa, tendo como ordem de trabalhos: . 1. expediente:. a) aprovação das actas números 6 e 7;. 2. preparação dos trabalhos da reunião do plenário de sindicatos;. 3. informações diversas.. . A acta contém dez documentos anexos: . 1 - o registo de presenças na reunião [p. 167-168];. 2 - a convocatória para a reunião, datada de 1994-03-10 [p. 169]. 3 - ofício circular n.º 084/94, datado de 1994-04-05, com o assunto ''Reunião do Conselho Nacional da CGTP-IN em 94.04.08'' [convite aos membros do Conselho fiscalizador para a dita reunião] [p. 170];. 4 - parecer [do Conselho Fiscalizador] sobre o relatório e contas de 1993 [p. 171-172];. 5 - [proposta de alteração ao relatório de actividades, da autoria de Graciete Cruz] [p. 173];. 6 - relatório de actividades 1993 [p. 174-190];. 7 - relatório de actividades 1993: adenda [p. 191];. 8 - CGTP - Intersindical Nacional: relatório e contas de 1993 [p. 192-194]; . 9 - relatório e contas do 7.º Congresso da CGTP - Intersindical Nacional [p. 195-197];. 10 - proposta de constituição da comissão nacional de mulheres [p. 198];. 11- projecto de regulamento de funcionamento da comissão nacional de mulheres [p. 199-201];. 12 - resolução político-sindical (projecto) [p. 202-203];. 13 - Euresa: informação [p. 204].

Acta n.º 9 da 9.ª reunião do Conselho Nacional da CGTP-IN

A reunião realizou-se na sede da CGTP-IN, em Lisboa, tendo como ordem de trabalhos: . 1. expediente:. a) aprovação das actas números 7 e 8;. 2. situação político-sindical:. a) balanço do dia nacional de luta;. b) intervenção da CGTP-IN na CPCS/CES; ''acordo social a médio prazo (1999)'';. c) desenvolvimento da acção reinvindicativa;. d) Euresa.. . A acta contém dez documentos anexos: . 1 - o registo de presenças na reunião [p. 209-210];. 2 - a convocatória para a reunião, distribuída em 1994-05-17 [p. 211];. 3 - [fax dirigido às uniões e federações, datado de 1994-05-17, antecipando a convocatória para a reunião do Conselho Nacional] [p. 212];. 4 - [ofício circular n.º 133/94, datado de 1994-05-20, com o assunto: ''Filiação do STAL na CGTP-IN''] [p. 213-215];. 5 - EURESA: informação [p. 216];. 6 - declaração de voto [de Céu Fazenda, sobre a questão Euresa] [p. 219];. 7 - declaração de voto [de Ana Maria Mesquita, sobre a questão Euresa] [p. 220];. 8 - dia nacional de luta: 19 de Maio: balanço distrital [p. 221-227]; . 9 - [carta de Álvaro Rana ao coordenador da CGTP-IN, datada de 1994-04-29, sobre as afirmações proferidas no âmbito de reportagem transmitida pela estação televisiva SIC, em programa emitido na mesma data desta carta, a propósito de Manuel Lopes [p. 228];. 10 - reunião plenária do sector empresarial do Estado: Lisboa, 12 de Maio 1994: Jardim das Francesinhas [p. 229-241].

Correspondência trocada entre o sindicato e diversas entidades

A subsérie é composta pela correspondência trocada entre o Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos e diversas entidades, entre as quais:

  • a Academia Almadense;
  • o Instituto de Investigação para o Desenvolvimento, Cooperação e Formação 1.º de Maio;
  • o Ministério do Emprego e da Segurança Social;
  • o Ministério do Trabalho;
  • a Radiodifusão Portuguesa, S.A.;
  • a Emissora Nacional de Radiodifusão;
  • a União dos Sindicatos de Lisboa;
  • a CGTP-IN;
  • a Fundação Calouste Gulbenkian;
  • o Teatro Nacional D. Maria II;
  • a Companhia Nacional de Teatro I – Teatro Popular;
  • o Teatro Nacional de São Carlos;
  • o OPART, EPE – Organismo de Produção Artística do Teatro de São Carlos;
  • a Câmara Municipal de Lisboa;
  • a Comissão de Trabalhadores da Companhia Nacional de Bailado;
  • a Secretaria de Estado da Cultura e o Sindicato das Artes e Espectáculos (SIARTE);
  • o Sindicato dos Músicos;
  • a Cooperativa de Administração dos Direitos dos Artistas (CADA);
  • a Comissão das Comunidades Europeias;
  • a Associação Portuguesa de Actores;
  • o Conservatório Nacional;
  • o Tribunal de Trabalho de Lisboa;
  • a União de Grémios dos Espectáculos;
  • a Secretaria do Ministério da Saúde e Assistência;
  • o Instituto Nacional de Estatística;
  • a Corporação de Espectáculos;
  • a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA);
  • o Museu do Traje;
  • o Museu Nacional do Teatro;
  • a Direcção-Geral dos Espectáculos e das Artes;
  • a Associação de Fonógrafos, entre outros, sobre diversos assuntos, a saber:
  • seminário internacional sobre a condição do artista;
  • 80.º aniversário da Fundação da Associação de Classe dos Artistas Dramáticos;
  • comemorações do Dia Mundial do Teatro;
  • candidaturas ao Fundo Social Europeu;
  • sócios do sindicato;
  • contratos;
  • salários;
  • contratação colectiva;
  • eleição dos corpos gerentes;
  • conferência nacional dos reformados, pensionistas e idosos;
  • estruturação do sector dos espectáculos;
  • processos pendentes em tribunal;
  • processos de reclamações entregues no sindicato;
  • seminário sindical nacional sobre segurança social;
  • eleições de delegados sindicais do ballet Gulbenkian;
  • pagamento de quotizações;
  • quadro de pessoal de sócios da Gulbenkian;
  • debate público ''Que Futuro para o Parque Mayer?'';
  • celebração de acordo de empresa para regular as relações de trabalho ao abrigo do contrato individual de trabalho;
  • plenário de trabalhadores;
  • estruturação de carreiras profissionais;
  • estatuto do bailarino profissional;
  • estatutos;
  • convenções colectivas de trabalho;
  • discussão do anteprojecto de lei-quadro de actividade teatral;
  • subsídios à actividade teatral;
  • projecto de regulamentação sindical;
  • quotizações;
  • indemnizações de trabalhadores;
  • assistências jurídica;
  • constituição da cooperativa para defesa dos direitos dos artistas e intérpretes e executantes;
  • depósito de objectos e peças: relação das obras e objectos;
  • regulamentação colectiva de trabalho para os trabalhadores ao serviço de organizações sindicais;
  • reuniões;
  • eleições dos delegados sindicais do Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos;
  • Congresso Nacional dos Músicos;
  • convenções colectivas de trabalho;
  • acordos de empresa;
  • boletim do Sindicato dos Músicos (Julho de 1989);
  • carteiras profissionais;
  • contrato de depósito de peças/obras e relação das mesmas enviadas para o Museu do Teatro pertencentes ao Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos.

Inclui: convites, cartas, cartazes, ofícios, currículos, legislação, candidaturas, recortes de imprensa, comunicados de imprensa, declarações, relatórios e contas, pareceres do Conselho Fiscal, orçamentos, protocolos, propostas de protocolo de acordo, mapas de quotizações em débito, ordens de serviço, regulamentos, regulamento interno, alvarás, seguro de incêndio, estudos, projectos de estatutos, estatutos, protocolos, anteprojectos, minutas de contrato, convocatórias, actas de reunião, informações, telegramas, autos de tentativa de conciliação, normas e regulamentos, convocatórias, boletins de inscrição, programa de congresso, resumo das intervenções no congresso, relatório, folhas informativas, regulamento da carteira profissional, cartas de sócios.

Correspondência trocada entre o sindicato e outras entidades

Correspondência trocada entre a secção de Vila Real de Santo António do Sindicato dos Trabalhos da Indústria Conservas e Ofícios Correlativos do Distrito de Faro e diversas entidades, nomeadamente: CGTP-IN, a União dos Sindicatos do Distrito de Faro, a delegação do INATEL de Faro (antiga Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT)), Associação dos Armadores de Pesca Longínqua, Sindicato dos Operários da Indústria de Conservas do Distrito de Setúbal, Associação dos Industriais de Conservas de Peixe do Sul de Portugal, Fundo Comum das Comissões de Conciliação e Julgamento, Comissão Corporativa da Indústria de Conservas do Distrito de Faro, Centro Nacional de Pensões, Caixa Sindical de Previdência do Pessoal da Indústria de Conservas de Peixe, Ministério das Corporações e Previdência Social, o Instituto Nacional do Trabalho e Previdência do Ministério do Trabalho, a Delegação de Faro da Inspecção-Geral do Trabalho, seguradora Tranquilidade, o Centro Regional de Segurança Social de Faro, os Serviços Médico-Sociais do distrito de Faro, a firma Farcópia, a Electricidade Distribuição de Portugal, a Caixa Geral de Depósitos, e várias firmas conserveiras da região no âmbito de: reuniões de delegados, reuniões de direcção, relatório sobre a situação sindical do sector da indústria de conservas no Algarve, revisão do CCT de Conservas de Peixe, contrato colectivo de trabalho, quadro de pessoal, balancetes, relatório e contas, subsídio de falhas, cartões de sócios, pré-aviso de greve, tabela salarial, imposto profissional, ausência para serviço sindical, abono de família, participação sindical das mulheres, reembolso de consultas, remunerações, dívidas de sócios, baixas médicas, pensão social, liquidação de facturas, cartão de beneficiários, depósitos a prazo, regularização de notas de débito, rescisão de contratos, salários em atraso, compensação indemnizatória, subsídio de desemprego, dívidas à segurança social, declarações de desemprego, subsídio de velhice, pensão de invalidez, prova de vida, atestados, abono de família, subsídio de doença, subsídio pecuniário, inscrição de beneficiários, pedidos de pensão, flexibilização de idade de pensão por velhice, pensão de sobrevivência.
Inclui ofícios, nota interna, actas, convocatória, protocolo de negociação de revisão do CCT, abaixo-assinado, comunicados, relatório e contas, relatório, contraproposta da revisão da tabela salarial, nota de crédito, ficha de inscrição, pedido de audiência, cópia do regulamento, factura-remessa, factura, bilhete postal, extracto de conta da CGD, talões de depósitos, declaração de rendimentos, ofícios, cartões de felicitações, comunicado, extracto de contas, despacho de mercadorias, catálogos, recibos, declaração de entidade patronal, requerimento para o pagamento substitutivo de indemnização, mapa de quotização, quadro de pessoal, auto de notícia, inquérito trimestral, folha de ordenados e salários, queixa, guia de remessa, actas de conciliação e julgamento, actas de julgamento.

Diversos

A pasta é composta por vários recortes de jornais sobre as eleições para o Sindicato Nacional dos Empregados Bancários do Distrito de Lisboa, bem como por:

  • um documento/proposta dos Corpos Gerentes do mesmo sindicato sobre estas mesmas eleições;
  • vários recortes de jornais sobre a situação dos profissionais da indústria têxtil, dos sindicatos de empregados de escritório, caixeiros, telefonistas e porteiros, do Sindicato dos Profissionais de Escritório do Porto sobre a reunião intersindical de 1970-12-06;
  • sobre a representação portuguesa na 54.ª Conferência Internacional do Trabalho;
  • circulares, comunicados, informações e documentos diversos do Sindicato Nacional do Pessoal da Indústria de Lanifícios do Distrito de Lisboa, do Sindicato Nacional dos Técnicos e Operários Metalúrgicos e Metalo-Mecânicos do Distrito de Lisboa, do Sindicato Nacional dos Operários Metalúrgicos do Distrito do Porto, do Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros do Distrito do Porto, do Sindicato Nacional dos Caixeiros e Profissões Similares do Distrito de Lisboa, do Sindicato dos Bancários do Porto;
  • documentos aprovados nas reuniões intersindicais de 1971.

Inventário de bens móveis

A subsérie é composta por:

  • inventário de móveis e utensílios no Grémio dos Artistas Teatrais em Janeiro de 1933;
  • inventário e balanços da escrituração do Sindicato Nacional dos Artistas Teatrais: biblioteca e mobiliário;
  • inventário e balanço da Caixa de Reformas e Pensões da Associação de Classe dos Trabalhadores do Teatro.

Inclui balanço: activo e passivo e inventário geral.

Inclui apólice de seguro relativo ao Grémio dos Artistas Teatrais (1928-11-27), com discriminação de todos os bens móveis existentes no grémio.