Mostrar 4 resultados

Descrição arquivística
Subfundo Trabalhadores da indústria
Opções de pesquisa avançada
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

Federação dos Sindicatos da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás (FEQUIFA)

A Federação dos Sindicatos da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás (FEQUIFA) foi criada em 1990, em consequência do alargamento de âmbito da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêutica de Portugal ao sector do petróleo e gás, de acordo com o "Boletim do Trabalho e Emprego" n.º 5, 3.ª série, de 15 de Março de 1990.
A FEQUIFA teve as suas origens na Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Indústrias Químicas, que foi uma associação sindical constituída por sindicatos representativos dos que exercem a sua actividade no ramo das indústrias químicas e afins. Exerceu a sua actividade em todo o território nacional e teve a sua sede em Lisboa. A sua constituição foi publicada no "Boletim do Trabalho e Emprego" n.º 48, 1.ª série, de 29 de Dezembro de 1977.
Em 1979, segundo o "Boletim do Trabalho e Emprego", n.º 18, 1.ª série, de 15 de Maio, alterou a denominação e passa a designar-se Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêutica de Portugal, em consequência da integração do Sindicato da Indústria e Comércio Farmacêutico na Federação.
Em 1990, de acordo com o "Boletim do Trabalho e Emprego" n.º 5, 3.ª série, de 15 de Março de 1990, mudou a denominação e passa a chamar-se Federação dos Sindicatos da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás (FEQUIFA), em consequência do alargamento de âmbito aos sectores do petróleo e do gás.
Em 1998, no Congresso realizado a 6 de Novembro, é deliberada a extinção da Federação, com publicação no "Boletim do Trabalho e Emprego", n.º 24, 3.ª série, de 30 de Dezembro de 1998, em consequência da fusão com a Federação dos Sindicatos da Metalurgia, Metalomecânica e Minas de Portugal, de que resultou a FEQUIMETAL.

Federação dos Sindicatos da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás (FEQUIFA)

Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás do Centro, Sul e Ilhas (SINQUIFA)

O Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás do Centro, Sul e Ilhas (SINQUIFA) foi constituído em Assembleia Geral de 27, 28 e 29 de Março de 1996, fruto da fusão entre o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Químicas do Sul e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Comércio Farmacêutico, neste caso, apenas na parte relativa aos distritos de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre, Beja e Faro.
A constituição deste sindicato foi publicada no ''Boletim do Trabalho e Emprego'' n.º 10, 3.ª Série, de 30 de Maio de 1996. Em Assembleia Geral Extraordinária realizada a 25, 26 e 27 de Maio de 2010 foi deliberada a extinção do SINQUIFA, com publicação no ''Boletim do Trabalho e Emprego'' n.º 26, 1.ª Série, de 15 de Julho de 2010, por integração no Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro, Sul e Regiões Autónomas (SITE CSRA) e no Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul).

Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás do Centro, Sul e Ilhas (SINQUIFA)