Zona da identificação

Entidade colectiva

Forma autorizada do nome

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

• Sindicato dos Trabalhadores de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares da Região Autónoma da Madeira. 1978 – 2000-12-06
  • Sindicato dos Profissionais na Indústria Hoteleira e Similares do Distrito do Funchal. 1975-1978
  • Sindicato Nacional dos Empregados na Indústria Hoteleira e Profissões Anexas do Distrito do Funchal. 1934-1975
  • Associação de Classe dos Criados e Artes Correlativas do Funchal. 1923-08-03 – 1924
  • Associação dos Criados, Cozinheiros e Artes Correlativas do Funchal. 1924 – 1933
  • Associação da Classe dos Empregados da Indústria Hoteleira e Profissões Anexas da Madeira. 1933 –1934
  • Sindicato dos Trabalhadores na Hotelaria, Turismo, Alimentação, Serviços e Similares da Região Autónoma da Madeira. 2000-12-06 –

Identificadores para entidades colectivas

Zona da descrição

Datas de existência

1923-08-03 –

História

«Foi no dia 3 de Agosto de 1923, pelas 21.15 horas, na Rua da Caboqueira nºs. 72 – 74, na sala “Semanário Trabalho e União” que foram aprovados os primeiros Estatutos da “Associação de Classe dos Criados e Artes Correlativas do Funchal”. Com a presença de 38 sócios, assim nasceu a primeira organização sindical do nosso sector. O primeiro presidente da nossa associação de classe foi o camarada António Gomes Henriques, sócio nº 1, que não sabia ler, era empregado de mesa na “Quinta da Achada” e natural da freguesia do Campanário.. Em 1924 o nosso Sindicato passou a chamar-se “Associação dos Criados, Cozinheiros e Artes Correlativas do Funchal”. Em 28 de Abril de 1926 o camarada António Luís Ferreira apresenta uma proposta em Assembleia Geral Extraordinária em que previa “direitos a advogado de defesa e a subsídio pelo cofre colectivo aos sócios que fossem presos por supostos delitos em defesa de todas as liberdades e regalias abrangidas pelas directrizes e orientações da organização operária”, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade.. Em 1933 o nosso Sindicato passa a chamar-se “Associação da Classe dos Empregados da Indústria Hoteleira e Profissões Anexas da Madeira”. É neste ano que, após várias reivindicações, é consagrado, através de Edital Camarário, um dia semanal de descanso para a nossa classe. . Em 1934 o nosso Sindicato verga-se ao salazarismo e é obrigado a chamar-se “Sindicato Nacional dos Empregados na Indústria Hoteleira e Profissões Anexas do Distrito do Funchal”. Ocorre então um grande deserto de silêncio que só em 1972, e após a denúncia do escândalo praticado por algumas empresas que aproveitavam a taxa de serviço (10% que pertencia aos trabalhadores), para pagarem os feriados e as horas extraordinárias, é que o nosso Sindicato renovou a sua luta.. Com o 25 de Abril de 1974, dá-se início a novas formas de luta dos trabalhadores, até que a 18 de Abril de 1977 tem lugar a revolta histórica do nosso Sindicato, que permitiu a reconquista da democracia e da liberdade sindicais, tendo, posteriormente, através de eleições, os sócios podido eleger os seus representantes sindicais, tendo a partir de então mudado a respectiva designação para “Sindicato dos Trabalhadores na Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares da Região da Madeira”.. Entretanto, a 6 de Dezembro de 2000, em Assembleia Geral, expressamente convocada para o efeito, o nosso Sindicato passa a agregar os sectores da Panificação, Pastelaria, Confeitaria, Bolachas e Moagens, tendo mudado o nome para “Sindicato dos Trabalhadores na Hotelaria, Turismo, Alimentação, Serviços e Similares da Região Autónoma da Madeira”.. O 25 de Abril de 1974 permitiu igualmente que o nosso Sindicato, graças aos aumentos salariais verificados nos contratos colectivos de trabalho dos sectores que representamos, passasse a dispor de uma capacidade financeira – obtida através das quotas pagas pelos respectivos trabalhadores – que lhe permitiu assegurar uma sede própria, primeiramente (em Abril de 1990) situada à Rua da Torrinha, nº 58 – 62 e posteriormente, desde Abril de 2000, na Rua da Alegria, nº 31, onde presentemente dispomos de vários espaços em três dos andares do respectivo prédio.»

Locais

Estado legal

Funções, ocupações e actividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Zona das relações

Entidade relacionada

Nunes, Leonel Martinho Gomes (1949-11-11 -)

Entidade relacionada

Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT) (1999-10-08 –)

Entidade relacionada

União dos Sindicatos da Região Autónoma da Madeira (USAM) (1978-03-22 –)

Entidade relacionada

Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) (1970-10-01 –)

PT-CGTPIN/1

Descrição da relação

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso – Assuntos

Pontos de acesso – Locais

Ocupações

Zona do controlo

Identificador de autoridade arquivística de documentos

Identificador da instituição

PT-CGTPIN

Regras ou convenções utilizadas

Estado

Revisto

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão ou eliminação

Criado em: 2011-02-25.
Revisto em: 2011-07-15; 2018-02-14; 2023-08-31.

Idioma(s)

Escrita(s)

Fontes

CERDEIRA, Maria da Conceição; PADILHA, Maria Edite – ''As Estruturas Sindicais Portuguesas – uma Análise Evolutiva: Setembro 1933 a Abril 1987''. Lisboa: Ministério do Emprego e da Segurança Social – Direcção-Geral do Trabalho, 1988, p. 383. (''Estudos'', série C – ''Trabalho''.).

FERRO, Andreia Dias – PCP Saúda Sindicato da Hotelaria pela Longa História de Intervenção Cívica, Política e Sindical [Em linha]. "Diário de Notícias". (29 Jul. 2023.) [Consult. 31 Agos. 2023.] Disponível em: https://www.dnoticias.pt/2023/7/29/369825-pcp-sauda-sindicato-da-hotelaria-pela-longa-historia-de-intervencao-civica-politica-e-sindical/.

Sindicato dos Trabalhadores na Hotelaria, Turismo, Alimentação, Serviços e Similares da Região Autónoma da Madeira – Histórico [Em linha]. [Consult. 25 Fev. 2011]. Disponível em: http://www.sindhotel.com/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=27.

Notas de manutenção

Criado e revisto por: Filipe Caldeira.

• Área de transferência

• Exportar