Mostrar 5 resultados

Registo de autoridade
Entidade colectiva Trabalhadores da indústria

Federação Nacional dos Sindicatos da Indústria de Hotelaria e Turismo

  • Entidade colectiva
  • 1977-12-07 –

«Culminando um longo processo e como resultado de largos esforços de organização formou-se, hoje, dia 7 de Dezembro de 1977, a FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SINDICATOS DA INDÚSTRIA DE HOTELARIA E TURISMO.
A Federação Nacional, que, na prática, já existia há muito, funcionando através de Reuniões Gerais de Sindicatos (incluindo os filiados na Federação do Sul e na Federação do Norte) nas quais era definida a orientação político-sindical a levar à prática em todo o sector, representa antes mais um passo muito importante na organização e estruturação do movimento sindical no sector.
A dissolução da Federação do Norte decidida em 29 de Fevereiro de 1977, com a consequente adesão dos Sindicatos que a formavam à Federação do Sul e a alteração dos Estatutos desta, hoje levada a cabo com a presença de todos os Sindicatos do Sector (Continente e Ilhas) constituíram os passos necessários no campo jurídico à formação da Federação Nacional.»

Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Comércio de Carnes do Sul

  • PT-STICCS/27
  • Entidade colectiva
  • 1938-01-14 –

1937-11-15: aprovação dos estatutos pelo Gabinete da Comissão Organizadora do sindicato.
1938-01-14: aprovação dos estatutos pelo Sub-Secretariado de Estado das Corporações e Previdência Social.
1938-02-19: primeira Assembleia Geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Carnes do Distrito de Lisboa, na qual foram aprovados os estatutos do sindicato.

Sindicato Nacional dos Profissionais das Indústrias da Construção Civil, Pedreiras, Serração de Madeiras e Carpintaria Mecânica do Distrito de Évora, Secção de Portalegre

  • Entidade colectiva
  • 1973 –

Em 1938, foi criada a Secção Distrital de Évora do Sindicato Nacional dos Operários da Construção Civil e dos Ofícios Correlativos com sede em Lisboa, que fora constituída e nos termos estabelecidos no Decreto-Lei de 23 de Setembro de 1933. Em Assembleia Geral de 31 de Maio de 1973, criou-se o Sindicato Nacional dos Profissionais das Indústrias da Construção Civil, das Pedreiras e Serração de Madeiras e Carpintaria Mecânica do Distrito de Évora, obtendo aprovação do Ministério das Corporações e Previdência Social. Após a Revolução de Abril, o Sindicato passou a abranger os distritos de Portalegre e de Beja.